Artigos, Blogger's Choice
Comment 1

BLOGGER’s CHOICE: Cátia Alexandre

O ciclo BLOGGER’s CHOICE continua com uma entrevista a Cátia Alexandre, a blogger por trás de May the CINEMA be with youum espaço onde é possível encontrar um pouco de tudo sobre o mundo do cinema, desde pequenos artigos a opiniões sobre filmes em cartaz.

Uma Pequena Apresentação

O meu nome é Cátia Alexandre, tenho 25 anos, o meu blog dá pelo nome de “May the Cinema be with you” e tem sensivelmente apenas um ano. Também faço parte da equipa da “Take Cinema Magazine” e como é obvio sou uma viciada em Cinema.

P1: O que te levou a começar a escrever sobre cinema?

Desde que me lembro que gosto de cinema, mas só por volta dos 18 anos é que tomei consciência de que se calhar me interessava mais sobre isso do que a maior parte das pessoas que conhecia. É mais do que um hobby é uma paixão e tenho a certeza que se manterá um vício por toda a minha vida.

P2: Até à data, qual foi o maior desafio que enfrentaste com o teu projecto?

Pode-se dizer que sou uma novata nestas andanças, ainda tenho muito que melhorar, por isso considero que tudo aquilo que escrevo é um desafio, pois tento sempre manter-me fiel as minhas opiniões mas sempre respeitando outras ideias e perspectivas. Não podemos gostar todos das mesmas coisas e isso é bom!

P3: Qual foi a crítica ou outro artigo de opinião gostaste particularmente de escrever?

Os filmes que mais mexem comigo a nível emocional, ou os mais misteriosos, cheios de teorias e pequenos detalhes que nos levam a olhar “para lá do que se vê” são os que gosto mais de escrever. Mas mais recentemente escrevi sobre alguns filmes de que gosto muito (por acaso ainda não publiquei as críticas no meu blog, mas elas fazem parte da nova edição da “Take Cinema Magazine”) Taxi Driver, Goodfellas e Shame. Mas existem mais, seria difícil escolher só um.

P4: Ao escrever uma crítica, perferes focar-te apenas na tua opinião sobre a qualidade do filme ou pensas que é melhor dar um ênfase maior à forma como o filme te deixou?

Ambas, mas isso também depende do filme e se gostei dele ou não. Tenho tendência para expressar mais a forma como ele me deixou se for um filme de que tenha gostado imenso. Se for um que não gostei assim tanto sou capaz de me focar mais na qualidade.

P5: É mais fácil para ti escrever sobre um mau filme ou sobre um bom filme?

Para mim é muito, mas muito mais difícil escrever sobre um bom filme.

P6: Com as estreias de A Ascenção de Júpiter e de As Cinquenta Sombras de Grey, o mês de Fevereiro foi marcado pelos blockbusters de Hollywood deixados para esta altura do ano. Qual a tua opinião em relação aos muito famosos Filmes da Pipoca?

Não sou daquelas pessoas que simplesmente odeia esse tipo de filmes. Tenho um gosto bastante ecléctico e cada vez que vejo um filme também olho para ele dentro do género em que se insere. Até porque por vezes, alguns “Filmes da Pipoca” conseguem ser muito bons.

P7: No ano passado, desde Cavalo Dinheiro até ao filme Os Gatos não têm Vertigens, foram vários os filmes a destacar-se tanto por cá como pelo panorama internacional. O que achas que faz falta ao cinema Português?

Talvez mais divulgação e apoios. É uma pena (e contra mim falo) que a maioria dos portugueses não consiga e não tenha vontade de explorar aquilo que se faz por cá no cinema.

P8: Para terminar, como bloguer encontrei uma grande dificuldade em promover o meu trabalho e penso que esse é um dos factores mais desmotivadores para quem decide começar agora um projecto do género. Que conselho darias a um estreante na blogosfera de cinema?

Bem, eu não sei se isto se pode chamar propriamente de conselho, mas acreditem em vocês. Mesmo que pensem que não vai dar em nada ou que o vosso blog não irá conseguir chegar a muita gente, não desistam. Eu tive muitas dúvidas quando decidi criar o meu, estive para desistir da ideia várias vezes, mas a verdade é que o meu amor pela 7ª Arte falou mais alto e hoje não me arrependo. O meu blog é pequenino e ao pé de outros blogs não é nada, mas tenho orgulho naquilo que faço nele e acho que isso é o mais importante.

Advertisements

1 Comment

  1. Pingback: Blogger’s Choice | Beautiful Dreams | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s