The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water (2015)

The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water (2015)

SpongeoutofwaterLogo spongebob

  • Realizado por: Paul Tibbitt, Mike Mitchell
  • Com: Antonio Banderas, Tom Kenny, Clancy Brown
  • 93 Minutos
  • English: british-flag

Quer o veja como uma jogada inteligente por parte da Nickelodeon para trazer de volta as gargalhadas de um público que apoiou os seus primeiros ou como um retorno forçado de uma personagem que viveu o seu melhor período há algum tempo, pelo menos numa coisa podemos todos concordar: é engraçado e tem o potencial para agradar tanto crianças como adultos com uma história cheia de referências e pequenos detalhes que todos gostamos de ver. Enquanto espetador, reparei por diversas vezes que o filme SpongeBob: Esponja Fora de Água foi realizado com o objectivo de chegar aos fãs da série, porque a história, por vezes, exige um certo conhecimento/afeição maior sobre as personagens. É verdade que, com algumas referências culturais e algumas piadas engraçadas, acabei por achar alguma piada ao filme, mas por breves momentos, não pude deixar de notar que senti uma falta de interesse por parte da produtora em atrair um público maior.

Enquanto o trailer era dominado por cenas fora da água, esses momentos acabaram por preencher apenas a última meia hora do filme. Durante o resto do tempo, somos convidados a ver a tragédia que assola Bikini Bottom, após o desaparecimento da receita secreta de Krabby Patty. A história é introduzida por um pirata chamado Burger-Beard que viaja em direção a uma ilha deserta para obter um livro mágico que lhe permite fazer tudo o que nele escreve. Durante uma celebração no Krusty Krab, Plankton, o proprietário do Chum Bucket, tenta roubar a receita de sucesso, mas, de repente e de forma inesparada, o papel desaparece e como ele e SpongeBob foram os únicos que testemunharam o estranho aconhecimento, todos começam a suspeitar deles. Juntos, SpongeBob e Plankton vão viajar no tempo para evitar o desaparecimento da receita, mas quando sentem o cheiro dos hambúrgueres famosos de Krusty Krab, Patrick, Sr. Krabs, Sandy e Squidward juntam-se à improvável dupla de heróis para obter a receita secreta.

Desde viagens no tempo a um golfinho poderoso responsável por garantir o equilíbrio de todo o universo sem esquecer o grupo de divertidas gaivotas e a imprevisibilidade que caracterizava a série de TV, capaz de conquistar espetadores graças aos personagens divertidas, referências e boas piadas, há diversão e emoção suficentes para toda a família num filme feito para um público mais jovem. Como a maior parte da ação acontece no oceano, não há muito a acrescentar em aspectos técnicos (em relação a essas cenas), já que não se verifica quase nenhuma melhoria em comparação com a série. Neste mundo louco em que é possível dominar o fogo no fundo do mar e no qual a falta de hambúrgueres é a principal causa de uma espécie de Apocalipse (com algumas referências a Mad Max), existe uma pequena probabilidade de obter reações mistas tendo em conta que o filme procura agradar um público-alvo caracterizado por pessoas que gostam de criatividade apresentada de forma tola e engraçada. O filme vê o seu potencial maximizado pelas piadas engraçadas e por diversos momentos que me fizeram rir genuinamente no cinema, mas verifica-se ao mesmo tempo, a falta de emoção ao longo de toda a aventura. É engraçado ver a forma como o grupo de personagens se relaciona, atacando-se uns aos outros, enquanto estão a tentar trabalhar em equipa e as sequências de ação no mundo real repletas de momentos estranhos que tornam a experiência diferente do habitual.

Mesmo sem a magia dos grandes sucessos de animação, SpongeBob: Esponja Fora de Água traz um pouco de diversão a uma sociedade que precisa de rir de vez em quando. Uma das coisas que me procupavam mais eram as sequências de ação no mundo real, tendo em conta a mistura de animação com pessoas reais, um grande desafio porque geralmente as pessoas são um pouco relutantes a esta ideia. No geral, a animação foi um factor em destaque, com uma interação interessante com o formato live-action, o que me surpreendeu muito pela positiva, tendo sido acompanhada por uma banda-sonora com boas canções para os mais pequenos. Com um vilão um pouco peculiar (que se assemelhava a uma versão latina de Jack Sparrow) e uma missão para recuperar a receita de hambúrgueres, SpongeBob: Esponja Fora de Água vai entreter espetadores de todas as idades, acabando por ser uma boa jogada da Nickelodeon, que conseguiu trazer as maravilhas de Bikini Bottom ao mundo do cinema numa forma divertida e descontraída.

stars_11

Páginas: 1 2



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.